O Instituto Arraial do Pavulagem é uma organização não-governamental, que dedica-se à pesquisa e produção e à valorização da cultura popular de raiz feita na Amazônia, utilizando as linguagens, os ritmos, elementos simbólicos dos folguedos, as danças e a religiosidade como referência para a difusão das tradições culturais, unindo a um processo criativo, que busca harmonizar o tradicional e o moderno, fortalecendo a identidade cultural paraense.
Arrastão do Círio
O arrastão do círio acontece no mês de outubro, às vésperas do Círio de Nazaré, percorrendo o centro histórico de Belém em homenagem à padroeira dos paraenses (Maria de Nazaré, mãe de Jesus)
Quando a imagem da Santa chega à escadinha do cais do porto, após a romaria fluvial, os brincantes e os músicos Batalhão da Estrela e convidados cantaram o hino “Vós Sois o lírio mimoso”, iniciando o trajeto até a Praça do Carmo.
O cortejo inicia na praça dos estivadores rumo a praça do carmo, onde finaliza com um show cultural da banda Arraial do Pavulagem, que executa um repertório com boi, carimbó, mazurca, xote bragantino, retumbão e as músicas dos cortejos populares. O Largo do Carmo foi escolhido para ser o local de término do Arrastão do Círio, porque tem uma relação muito forte com a festa religiosa. É lá que, tradicionalmente, os romeiros e artesões de Abaetetuba sempre expõem e comercializam seus brinquedos de miriti numa grande feira de produtos.